Este espaço é para ti! Aqui podes encontrar informação, colocares e esclareceres dúvidas relacionadas com saúde. Podes e deves divulgar situações que te preocupem e pedir ajuda. Se ninguém souber o que te preocupa não vai conseguir ajudar-te!
Participa!



professora Sílvia Figueiredo

Orgãos Sexuais Femininos


Orgãos externos


Grandes Lábios -duas pregas de pele cobertas de pele que protegem os
pequenos lábios - pregas mais pequenas sem pelos que protegem a uretra ( por onde sai a urina) e a vagina. Os pequenos lábios têm glândulas que os mantêm húmidos

Na união entre os pequenos lábios existe um pequeno órgão chamado clitóris. É muito sensivel devido à quantidade de terminações nervosas.
O orifício vaginal ou a entrada vaginal está parcialmente coberta pelo hímen, que é uma membrana fina com uma abertura por onde sai mensalmente o período menstrual. A sua função é proteger a mulher de infecções durante a
 infância.

Orgãos internos

Vagina - é um orgão musculoso que liga o útero ao exterior do corpo. Mede cerca de 10 cm e as suas paredes são muito elásticas ( permitem a passagem do bebé durante o parto).

Útero - é um músculo oco com a forma de uma pera. O seu revestimento ( chamado endométrio) é rico em vasos sanguíneos e quando se desprende origina o período.

Trompas de Falópio - são dois canais que ligam o útero aos ovários. Têm como função recolher todos os meses o óvulo libertado por um dos ovários e levá-lo até ao útero. É aqui que ocorre a fecundação.

Ovários - são dois orgãos pequenos em forma de amêndoas e possuem cerca de 250 000 óvulos desde o nascimento da rapariga.. Produzem e amadurecem os óvulos e também produzem hormonas sexuais (estrogénios e progesterona)